O clube formou uma parceria com autoridades locais para avaliar o impacto de uma nova arena no desenvolvimento regional.
O Manchester United está avançando no plano para construir um novo estádio que pode acomodar 100 mil espectadores. O clube formou uma parceria com o Conselho de Trafford e a Autoridade Combinada da Grande Manchester para conduzir um estudo sobre o impacto do desenvolvimento de uma nova arena na área de Trafford Wharfside.
Old Trafford pode ser substituído por um estádio para 100 mil torcedores — Foto: Getty Images Old Trafford pode ser substituído por um estádio para 100 mil torcedores — Foto: Getty Images
O objetivo é que o projeto do estádio esteja em harmonia com o planejamento urbano da região e a estratégia de crescimento da área metropolitana de Manchester. Andy Burnham, o prefeito da cidade, expressou que o futebol é uma das principais atrações de Manchester.
- A Grande Manchester aspira a ser a maior região futebolística do mundo. Poucos lugares podem comparar-se à herança e ao impacto global de nossos clubes e cultura. O futuro de Old Trafford é o próximo capítulo dessa narrativa. Agora temos a oportunidade de garantir que seja escrita corretamente – disse Burnham.
O Manchester United já está explorando há anos as opções para um novo estádio. Há uma divisão interna entre renovar completamente Old Trafford, inaugurado em 1910, ou construir uma nova arena. Nesta última opção, uma versão menor do estádio histórico seria preservada para jogos do time feminino e das categorias de base.
A entrada de Sir Jim Ratcliffe como um dos donos do clube no final do último ano impulsionou o projeto. O empresário, que possui 25% das ações e agora é uma figura chave no clube, colocou o novo estádio como uma prioridade e espera que até o final deste ano uma decisão sobre o projeto seja tomada. Ele tem preferência pela construção de uma nova arena.
Jim Ratcliffe adquiriu 25% do Manchester United — Foto: Getty Images Jim Ratcliffe adquiriu 25% do Manchester United — Foto: Getty Images
Espera-se que o novo estádio esteja concluído até 2030. A equipe de trabalho também está investigando opções de financiamento para o projeto, que deverá incluir fundos públicos devido ao impacto que poderia ter em toda a região norte da Inglaterra. A mídia local sugere que a nova casa do United poderia se tornar um “Wembley do Norte”. O custo do projeto pode alcançar 2 bilhões de libras (aproximadamente R$ 14,5 bilhões).
- Este projeto único em uma geração visa não apenas desenvolver um estádio de classe mundial para o norte da Inglaterra, mas também garantir que ele traga benefícios sociais e econômicos significativos para a localidade e a região circundante – destacou Lord Sebastian Coe, líder da força-tarefa que inclui órgãos governamentais e o clube.
Confira: Sven-Göran Eriksson morre aos 76 anos após câncer terminal e despedida