Ex-treinador da Inglaterra teve problema irreversível no pâncreas e descansa após falar em tom de despedida para um documentário
Sven-Göran Eriksson morre aos 76 anos nesta segunda-feira
Sueco natural de Sunne, o ex-treinador da seleção inglesa e de diversos clubes europeus faleceu devido a um câncer terminal no pâncreas. Ele havia sido diagnosticado com pouco tempo de vida.
Ao longo de sua carreira, além de comandar a seleção da Inglaterra, Eriksson obteve grande sucesso nas equipes do Benfica e da Lazio. Somando suas passagens por esses clubes, o treinador sueco conquistou 10 títulos nacionais e dois continentais. Ele esteve à frente da Inglaterra nas Copas do Mundo de 2002 e 2006, levando a seleção às quartas de final em ambas as edições.
Eriksson: “Sempre sonhei em treinar o Liverpool”
Na última semana, o sueco deu um depoimento em tom de despedida para um documentário da Amazon Prime Video. Em sua fala, refletiu sobre sua trajetória, suas experiências e sobre como acredita que será lembrado no futuro.
— Com sorte, as pessoas dirão que fui um bom homem, mas sei que nem todos pensarão assim. Tive uma vida boa — disse Eriksson em sua mensagem.
Em janeiro deste ano, o ex-treinador revelou que tinha “no máximo um ano” de expectativa de vida após ser diagnosticado com câncer de pâncreas. Ele também aproveitou o momento para agradecer e deixar uma mensagem de conselho para aqueles que conviveram com ele ao longo de sua jornada pessoal e profissional.
— Não guardem arrependimentos. Sorriam. Agradeço a todos: treinadores, jogadores e torcedores. Foi incrível. Cuidem-se, cuidem de suas vidas e vivam. Adeus — disse Eriksson no documentário.
Confira: Maiores salários do futebol Brasileiro
Sven-Göran Eriksson, ex-treinador da Lazio — Foto: Getty Images
Em maio deste ano, Sven-Göran Eriksson foi homenageado pela Lazio no estádio do clube. Ele deu uma volta no gramado e foi saudado pelos torcedores, que prepararam um mosaico em sua homenagem. Em março, ele também comandou o time de lendas do Liverpool em um amistoso, após ter confidenciado que seu grande sonho sempre foi treinar o clube inglês.
Carreira de quase quatro décadas como treinador
Sven-Göran Eriksson teve uma trajetória de quase 40 anos como técnico, passando por 11 clubes e quatro seleções ao longo de sua carreira. No total, ele conquistou 19 títulos, sendo o último deles o Campeonato Italiano com a Lazio. Além de treinador, o sueco atuou também como diretor esportivo.
A carreira de Sven-Göran Eriksson
- Clubes: IFK Goteborg (Suécia), Benfica, Roma, Fiorentina, Sampdoria, Lazio, Notts County, Leicester, Guangzhou City, Shanghai Port
- Seleções: Inglaterra, México, Costa do Marfim e Filipinas
Os 19 títulos de Eriksson:
- Supercopa da Europa: 1999
- Recopa Europeia: 1988/99
- Copa da Uefa (Liga Europa): 1981/82
- Campeonato Sueco: 1982
- Copa da Suécia: 1979 e 1982
- Campeonato Italiano: 1999/00
- Supercopa da Itália: 1998/99 e 2000/01
- Copa da Itália: 1985/86, 1993/94, 1997/98 e 1999/00
- Campeonato Português: 1982/83, 1983/84, 1990/91
- Supertaça de Portugal: 1990
- Taça de Portugal: 1982/83
- League Two (3ª Divisão da Inglaterra): 2009/10
Homenagens e reações à morte de Eriksson
Diversos clubes, federações e entidades expressaram pesar pela morte do treinador sueco. Entre as homenagens, destacam-se as de Benfica e Lazio, clubes onde Sven-Göran Eriksson conquistou grande sucesso, além da Federação Inglesa (FA), com quem ele teve uma importante passagem à frente da seleção inglesa.
Confira: Arsenal fecha a contratação do goleiro brasileiro Neto