Marco Rose assume o RB Leipzig, clube da sua cidade natal: “É a minha casa”

Resumo

Nascido em Leipzig e com história como jogador e técnico na cidade, Marco Rose terá a missão de liderar o RB Leipzig e tentar o sucesso que Domenico Tedesco não conseguiu

Marco Rose

O RB Leipzig decidiu rapidamente seu novo técnico após a demissão de Domenico Tedesco e é alguém da casa. Não exatamente do clube, mas da cidade. Marco Rose foi anunciado, com contrato até 2024, e terá uma missão importante pela frente. A expectativa no clube é que brigue pelos postos mais altos da Bundesliga e consigam fazer um bom papel na Europa, indo até as fases eliminatórias da Champions League.

Rose estava sem trabalhar desde a sua saída do Borussia Dortmund, ao final da temporada passada, quando fez um trabalho decepcionante. Ele estava na cidade e é um técnico que tem um bom currículo nos trabalhos anteriores, no Borussia Mönchengladbach e no Red Bull Salzburg, o que certamente ajudou neste trabalho.

“Não precisei de muito tempo para aceitar o contrato para ser técnico aqui. Tive muito tempo livre nos últimos meses, então devo ser capaz de lidar com o estresse bem (risos). Tudo aconteceu muito rapidamente. Estava com amigos em Salzburg para a sua partida na Champions League e assisti o jogo lá antes da ligação chegar”.

“Estou bem informado nos últimos três meses porque vivo na cidade e conheço o clube e a qualidade do elenco. Estou satisfeito que tudo esteja acontecendo imediatamente, embora obviamente seja estressante. Eu nunca assumi uma equipe durante a temporada antes, mas todos aqui são profissionais completos e tudo está indo bem. A estrutura é boa aqui; você tem tudo o que você precisa”.

“Claro que precisamos de estabilidade defensiva. A questão decisiva é como abordamos isso. Não podemos apenas defender o tempo todo e ficar atrás, temos que trazer estabilidade ao nosso jogo sendo mais ativos e tomando a iniciativa. Temos que conseguir pequenas vitórias ao longo das partidas e fazer isso não apenas sendo passivos e não sofrendo”.

“Trata-se de defender ativamente pela frente e chegar rapidamente a um ponto em que possamos executar os movimentos que queremos instintivamente. É importante desenvolver sua própria ideia de como ter sucesso, então estamos focando principalmente em nós mesmos”.

De Leipzig para o mundo e de volta a Leipzig

Nascido em Leipzig em 1976, Marco Rose cresceu na cidade e começou a sua carreira na cidade, atuando pelo Rotation Leipzig e Lokomotiv Leipzig, antes de jogar pelo VfB Leipzig após a reunificação, em 1991. Jogou pelo clube na segunda divisão em 1997. Ele ainda jogaria pelo Hannover 96 e Mainz 05. Foi lá que começou a sua carreira como treinador, na base do clube.

Voltou à cidade natal como treinador em 2012 para dirigir o Lokomotiv Leipzig, seu ex-clube. O treinador foi para o Red Bull Salzburg, onde trabalhou como técnico nas categorias de base de 2013 a 2017. Foi o técnico do time principal em 2017. Levou o time a dois títulos da liga austríaca, além de uma semifinal de Liga Europa.

Seu primeiro trabalho na Bundesliga foi ao dirigir o Borussia Mönchengladbach. Ficou de 2019 a 2021 no clube, com ótimos resultados: ficou em quarto lugar, classificando a equipe para a Champions League. E fez mais: chegou às oitavas de final da Champions na temporada seguinte. Depois de dois anos no Gladbach, foi para o Borussia Dortmund, mas nos aurinegros o trabalho não teve sucesso. Durou apenas uma temporada e o contrato foi encerrado, mesmo terminando em segundo lugar, mas muito longe do Bayern na Bundesliga.

“Nunca é fácil assumir um papel aos olhos do público em sua cidade natal. As pessoas aqui esperam muito do clube e, claro, de mim também. Eu me identifico muito com Leipzig, é minha casa. Sempre disse isso. As coisas vão mudar um pouco para mim e eu vou ser julgado pelos resultados”.

“Minha filha está muito feliz e satisfeita e orgulhosa por seu pai estar fazendo isso. Estou muito perto da minha família, posso vê-los com frequência e posso estar com a minha parceira. Isso pode ajudar nos momentos difíceis. Foi minha decisão vir para Leipzig e estou ansioso por isso”.

Curiosamente, a estreia de Marco Rose será justamente contra o seu ex-clube, Borussia Dortmund, neste sábado, pela Bundesliga. No meio da próxima semana, na quarta-feira, o desafio também é complicado: o Real Madrid, pela Champions League. E, completando a sua primeira semana no cargo, um novo duelo contra um ex-time: no dia 17, ele enfrenta o Borussia Mönchengladbach.

Que tal, comprar camisa do RB Leipzig ? Confira em nossa Loja do Capita.

Como a coroação de Elizabeth II se combinou com a consagração da maior lenda do futebol inglês

Umtiti tentará recuperar o prestígio no Lecce, emprestado pelo Barcelona

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Loja do Capita
Eleita a Melhor Loja de 2023

Cansado de Pagar mais de R$450 em uma Camisa de Futebol? Confira as melhores opções e enorme variedade de Camisas e Produtos de Futebol pagando pouco.