Xavi elogia Dembélé: “No mesmo nível de Neymar quando estava no Barcelona”

Resumo

Atacante francês é um dos destaques do Barcelona neste início de temporada

Um dos protagonistas do Barcelona na goleada sobre o Viktoria Plzen por 5 a 1 na Champions League, Dembélé ganhou elogios do técnico Xavi após a partida. Para o treinador, o atacante francês está jogando no mesmo nível do auge de Neymar quando o brasileiro atuava pelo clube catalão. 

– Estou mais que feliz com Dembélé. Ele está no mesmo nível do melhor Neymar quando o brasileiro estava aqui no Barcelona. Ele é um jogador incrível – disse Xavi.

Na vitória sobre o Viktoria Plzen, Dembélé deu duas assistências, para gols de Lewandowski e Ferrán Torres. Ao todo, na temporada, o francês soma um gol e quatro assistências em cinco jogos pelo Barcelona.

Dembélé quase deixou o Barcelona na última temporada. O contrato do atacante chegou ao fim sem um acordo para renovar. Só após mais uma rodada de negociação, o francês aceitou a oferta do Barcelona, topou reduzir seu salário em 40% e assinou novo vínculo até 2024 com o clube catalão.

Dembélé

Depois de uma campanha decepcionante na Champions League passada, o Barcelona se mostra disposto a recuperar sua imagem. A estreia garantiu uma partida tranquila, contra o Viktoria Plzen, dentro do Camp Nou. Ainda assim, a nova versão dos blaugranas tratou de aplicar uma goleada inquestionável por 5 a 1. O domínio dos catalães era sufocante, mesmo que os cochilos da defesa tenham permitido alguns escapes dos tchecos. Nada que atrapalhasse o massacre, liderado por Robert Lewandowski. O centroavante apresentou seu arsenal de finalizações e anotou uma tripleta. Quem também gastou a bola foi Dembélé, muito participativo na construção, com duas lindas assistências.

O Barcelona rodava peças para sua estreia na Champions. Foram sete mudanças em relação à vitória sobre o Sevilla. A defesa tinha Jules Koundé e Andreas Christensen no miolo, além de Jordi Alba e Sergi Roberto nas laterais. Frenkie de Jong e Franck Kessié acompanhavam Pedri no meio. Já o ataque contava com Ansu Fati, ao lado de Robert Lewandowski e Ousmane Dembélé. Do outro lado, o Viktoria Plzen vinha com sua espinha dorsal formada por Jindrich Stanek, Lukás Hejda, Lukás Kalvach, Pavel Bucha, Jan Sykora e Tomás Chory. Nada que intimidasse os catalães.

Com respostas momentâneas, o Viktoria Plzen chegou a comemorar um pênalti a seu favor aos 25. Entretanto, a marcação seria revertida pelo VAR, por causa de uma cotovelada de Jhon Mosquera na disputa com Andreas Christensen. Não era um jogo que demandava esforço do Barcelona, que finalizava pouco para os 80% de posse, mas chegou ao segundo gol com 34 minutos. Sergi Roberto acelerou a transição rápida e acionou Robert Lewandowski. O centroavante limpou para o chute na entrada da área, no canto inferior do goleiro.

Gerard Piqué entrou no Barcelona durante o segundo tempo, no lugar de Sergi Roberto, com Koundé deslocado para a lateral. O cenário da partida não mudava: uma posse de bola esmagadora dos blaugranas, mas não tantos arremates. Por vezes, o ataque parecia dar um toque a mais para tentar limpar a marcação recuada e, com isso, perdia a bola. E se por um lado o Barça não aumentava a conta, o Viktoria Plzen teria o melhor lance da segunda etapa até então, aos 20. Chory recebeu sozinho o cruzamento da esquerda e chegou de carrinho, mas isolou. Era hora de mudanças, com Ferran Torres na vaga de Ansu Fati.

A falta de segurança da defesa do Barcelona nos espasmos do Viktoria Plzen contrastava com a confiança de Lewandowski. A tripleta se completou aos 22. Ferran Torres ajeitou na entrada da área e o polonês pegou dali mesmo, em outro tiro magistral no canto. Neste momento, a fortaleza tcheca ao redor da área começava a ruir e as oportunidades do Barça se sucediam. O quinto gol saiu logo aos 26, num passe fantástico de Dembélé. O ponta deu uma metida por cima da defesa e habilitou Ferran Torres dentro da área, para um ótimo chute de primeira. Era hora de dar um descanso a Dembélé e Pedri, muito aplaudidos, com as participações de Memphis Depay e Gavi. Depois, Pablo Torre entrou na vaga do igualmente saudado Kessié. Nada que alterasse os rumos da noite, com os barcelonistas satisfeitos e pouca emoção nos 15 minutos finais.

O resultado não foge do esperado. O que fica é a maneira como muitos dos destaques do Barcelona brilham. Lewandowski e Ousmane Dembélé se colocam como protagonistas, enquanto a contribuição de Kessié foi positiva em sua estreia como titular. Fica apenas o aviso pela exposição da defesa em repetidos momentos. Os desafios maiores vêm nas próximas rodadas, contra Bayern de Munique e Internazionale. Enquanto isso, o Viktoria Plzen começa mal em sua empreitada de dificultar apenas um pouquinho aos favoritos da chave.

Que tal, comprar camisa do Barcelona ? Confira nossa Loja do Capita.

Na estreia da Champions, Bayern vence a Inter de Milão na Itália

Com tendinite, Luciano desfalca São Paulo em Cuiabá e é dúvida para semi da Sul-Americana

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Loja do Capita
Eleita a Melhor Loja de 2023

Cansado de Pagar mais de R$450 em uma Camisa de Futebol? Confira as melhores opções e enorme variedade de Camisas e Produtos de Futebol pagando pouco.