Tite diz que pretende usar Pedro em amistoso da Seleção

Resumo

Treinador dá entrevista coletiva e comenta sobre duelo contra a Tunísia, nesta terça-feira

O técnico Tite concedeu entrevista coletiva nessa segunda-feira e disse que a ideia dele é dar uma chance ao atacante Pedro, do Flamengo, no último amistoso da Seleção antes da Copa do Mundo. Nessa terça, às 15h30 (de Brasília), o Brasil enfrenta a Tunísia, no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, na França. 

Pedro começará o jogo na reserva, mas, segundo Tite, a entrada dele é possível. O técnico, porém, fez algumas ponderações:

– Ele possivelmente vai ter uma situação dentro do jogo. Possivelmente (vai usar Pedro). Não é assegurado que sim. É a ideia? É a ideia, mas independente disso eu já tenho o diagnóstico do Pedro, eu sei o que o Pedro pode dar, ele já esteve na seleção brasileira, ele já jogou, ele já treinou conosco, machucou e teve que voltar (para o Flamengo). Não vai ser só esse jogo que vai determinar (se ele vai para a Copa), é uma característica específica em relação a ele.

– Em 10 minutos a mais ou a menos, a gente não faz conceito de um atleta em cima de um recorte mínimo. Até porque nos já jogamos com ele, nós temos esse recorte. E eu ficava falando do Pedro, porque entendia que ele era um atleta diferenciado. Nós já havíamos tido ele aqui e sabia que em algum momento ele teria chance no Flamengo. E agora aguentar cobrança para ele jogar mais tempo ou iniciar (risos) – completou. 

Essa é a terceira convocação de Pedro para a Seleção principal. Na primeira, ele foi cortado por lesão. Na segunda, atuou por 22 minutos contra a Venezuela, pelas Eliminatórias, em novembro de 2020.

O amistoso entre Brasil e Tunísia terá transmissão ao vivo da Globo, do sportv e do ge.

Indagado sobre as observações táticas e técnicas que deseja fazer nesse amistoso, Tite comentou : 

– As táticas são aqueles dois modelos usuais que nós conversamos bastante, com um segundo meio-campista mais avançado e criativo ou ter um meio-campista mais equilibrado, que joga numa fase ofensiva, mas te dá consistência defensiva, um meio-termo. Com um articulador mais agudo, como jogou o Paquetá contra o Uruguai (nas Eliminatórias) e um nove agudo que ataca o espaço. Aquelas construções que a gente tem mantido. Um lateral que é mais construtor (Danilo), do que é o Militão. Sempre aquela ideia em termos de equilíbrio tático. 

A Seleção terá duas mudanças na escalação contra a Tunísia. Do time que venceu Gana por 3 a 0, na última sexta-feira, foram sacados o zagueiro Éder Militão (que atuou como lateral-direito) e o atacante Vini Júnior. No lugar deles entraram Danilo e Fred, respectivamente.

Com as trocas, Lucas Paquetá deixa o centro do campo e passa a jogar pelo lado esquerdo do ataque.

Assim, a Seleção vai a campo nessa terça-feira com: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Telles; Casemiro, Fred, Lucas Paquetá e Raphinha; Neymar e Richarlison.

Esse será o último compromisso da Seleção antes da estreia na Copa do Mundo. O primeiro jogo no Catar será em 24 de novembro, contra a Sérvia. O Grupo G ainda conta com Suíça e Camarões.

Já tem o time da Copa?
– Forma (de jogar) eu te digo, sim, mas nomes, não. Dos três goleiros que eu convoquei, em algum momento os três foram titulares, Copa América foi o Éderson, alguns jogos nas Eliminatórias foi o Weverton, Alisson foi na Copa do Mundo e Copa América de 2019, e goleiro é muito difícil. Jogador de linha tu tem condição de substituir, goleiro tem que ter muito cuidado, ele tem que ter segurança para entrar aquecido, é um nível de concentração mais alto. E por isso eu tenho muito cuidado quando eu falo com o Taffarel, para a utilização deles no transcurso do jogo.

Família Tite?
– Não. Nada iguala o meu filho, a minha filha e a minha esposa. É demagogia eu falar (em família Tite). Entenda quando eu falar, eu tenho um prazer espetacular de estar com eles (jogadores), mas a minha esposa é a minha esposa. O que a gente tem é uma relação muito harmoniosa e natural, é uma alegria com responsabilidade. Temos que levar também com a alegria, se não a coisa se perde um pouquinho, né?
Definição dos convocados para a Copa
– O Mundial começou a partir do momento que terminou 2018. Esse processo todo veio a ser construído, como todos os outros que a gente vem tendo, ele não é individualmente, mas ele é parte do contexto, ele é de oportunidades, ele é com outros momentos de performance, ele é na projeção futura daqueles atletas que fisicamente estiverem bem . Então é um processo todo de análise. Eu recebi uma mensagem do Parreira me parabenizando por colocar para fora que a gente não dorme às vezes, pela responsabilidade de que somos humano, e é verdade. E temos que ter um senso de justiça, no sentido de ter todos os atletas com oportunidades para ter uma lista final, acompanhando também as performances nos clubes, para estar com saúde e jogando em alto nível.

– A cada jogo alguma situação te surpreende, uma performance de alto nível. Em cima de um contexto todo pode dar (uma surpresa). Vou te dar um exemplo, o Bruno Guimaraes ele estava conosco, queria se recuperar e voltar a jogar, mas o clube pediu para ele retornar. Ele veio falar conosco que estava num dilema de ficar, e ele até veio falar conosco que gostaria que a gente decidisse. Eu olhei para ele e falei: “Não, essa atribuição é sua, como maturidade e crescimento, o que te trás para a seleção é alta performance com saúde, isso vai te trazer para a Seleção. O quanto tu estás engajado a gente sabe.” Então quanto mais rápido ele tiver voltado no clube, mais chance de ele estar aqui, porque eu não sei se daqui uns dois meses o Arthur vai estar no nível que ele estava na Copa América, em que foi escolhido um dos melhores jogadores.
Alternativas da Seleção
– Pode tirar de alguma outra posição e colocar para ter uma versatilidade criativa ou estratégico, o modelo é o modelo, não vamos confundir o modelo e o jeito da Seleção jogar com situações pontuais. Jogadores têm se mostrado assim, Rodrygo tem se mostrado assim, ao contrário do Pedro, que é especialista, se o Pedro trabalhar numa outa função que não a de (camisa) 9, não vai funcionar. O Paquetá é versátil, o Fred é versátil, Militão, Ibañez… Isso também conta.

Importância do desempenho nos clubes
– É um conjunto, né? A performance traz para cá, para o nosso acompanhamento. A gente consegue tirar isso dos treinos, dos jogos, mas principalmente a performance nos seus grupos, isso sim. O Pedro pode dar aquilo que o Richarlison dá, gol, é o homem da parede, com características diferentes.

Convocar quem jogou pouco

– Não se descarta nada, estou dizendo para as pessoas entenderem que a convocação é em cima de um contexto, não é um fato isolado, é uma construção de quatro anos, com diversos fatores. Oportunidade eu gostaria de dar a todos, às vezes eu me cobro porque eu preciso ser justo, mas se eu acertar sete e oito está legal, e eu vou errar duas ou três, é do jogo, é da vida. E a gente ter sempre a predisposição de fazer as coisas certas, isso sim, é questão de caráter e índole.

Observações individuais no amistoso

(César Sampaio, auxiliar) – A gente tem o Éverton Ribeiro (no banco) que vem exercendo essa função. O Paquetá jogou ali, o Bruno (Guimarães) acabou se lesionando, mas é um jogador que segue no nosso radar, as opções de ataque também são os jogadores mais ofensivos, Antony, Vinicius, Rodrygo, Pedro, a gente tem muitos jogadores para o que o jogo vier a pedir. 

Adversários dos amistosos

– O que nós pegamos é jogar contra seleções que vem para o embate, quando tu pega a Gana, Gana está se preparando para a Copa, Tunísia, também. Os embates são de preparação e não tem “tirar pé”, vamos para o embate. Vamos encarar adversários que estão na Copa. 

(César Sampaio) – A Tunísia é uma equipe que está invicta há sete jogos. Eles acabaram vencendo o Japão por 3 a 0, nós jogamos contra o Japão e ganhamos de 1 x 0. É uma equipe que tem qualidade técnica, que gosta da bola no meio-campo, mas que chega diferente de Gana, e pra gente é importante. A gente pode vir a enfrentá-los durante a Copa. Mas é uma seleção que a gente estudando e entende que vai exigir bastante no nosso modelo.

Que tal, comprar Corta Vento da Seleção Brasileira ? Confira nossa Loja do Capita.

Escalação: com sete desfalques, Abel esboça Palmeiras para jogo contra o Atlético-MG

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Loja do Capita
Eleita a Melhor Loja de 2023

Cansado de Pagar mais de R$450 em uma Camisa de Futebol? Confira as melhores opções e enorme variedade de Camisas e Produtos de Futebol pagando pouco.