No dia 18 de janeiro de 2001, o Club de Regatas Vasco da Gama conquistava o tetracampeonato Brasileiro.

Resumo

Foi uma vitória por 3 a 1 contra o São Caetano que garantiu a Copa João Havelange para o Gigante da Colina. Os craques que balançaram a rede no Maracanã naquela tarde de quinta-feira foram o Juninho Paulista, Jorginho Paulista e Romário.

Em 2000 o Vasco tinha conquistado a Taça Guanabara conhecida pelo chocolate da Páscoa. Após o Vasco vencer clássico contra o rival Flamengo por 5 a 1, sendo três gols do baixinho Romário, a torcida vascaína recebeu chocolate no estádio. O evento ficou marcado na história. Dando sequência ao excelente trabalho que estava sendo feito, os vascaínos comemoraram o tetracampeonato Brasileiro referente aquele ano.  Ainda em 2000 o Campeonato Brasileiro não pôde ser nomeado dessa forma, por isso foi criada a Copa João Havelange, com 114 clubes divididos em quatro grupos.

Na estreia da competição o time perdeu para o Sport jogando em casa. Depois o Gigante da Colina se reencontrou e ficou invicto por sete partidas. O Bahia tirou a invencibilidade do Vasco, mas foi no clássico contra o Fluminense que o Cruzmaltino disparou na competição, se mantendo novamente invicto por sete rodadas. No final da primeira etapa o Vasco perdeu algumas partidas e segurou o quinto lugar naquela fase. Foi eliminando o Cruzeiro, dentro do Mineirão, que o Gigante da Colina se classificou para próxima etapa. Dando sequência ao futebol impecável do Vasco, naquela mesma época o Clube eliminou o Palmeiras na virada histórica da Mercosul e o time ganhou mais confiança para etapa final.

O adversário do Vasco da Gama na final da Copa João Havelange foi o São Caetano. O time chamou atenção por ter eliminado o Fluminense, Palmeiras e Grêmio. O primeiro jogo aconteceu em dezembro de 2000, no Parque Antártica, e terminou empatado com o placar de 1 a 1. A equipe adversária saiu na frente aos 14 minutos, mas Romário empatou para o Vasco aos 28. No segundo tempo ninguém marcou.

No jogo de volta, em 30 de dezembro, houve o acidente da queda do alambrado de São Januário e a partida precisou ser remarcada. Foi no dia 18 de Janeiro, com o Maracanã lotado que o Vasco garantiu o título para torcida vascaína que deu um show de presença no estádio. O Vasco abriu o placar com Juninho Pernambucano, aos 28 minutos: Vasco 1 a 0. O São Caetano empatou com Adãozinho, aos 36: Vasco 1 a 1. Logo, aos 39,  Jorginho Paulista ampliou para o Gigante da Colina: Vasco: 2 a 1. Aos sete do segundo tempo, Romário eliminou a chance do São Caetano empatar e levantar a taça: Vasco 3 a 1. Naquele ano o baixinho conquistou a artilharia da competição.

FICHA TÉCNICA

Copa João Havelange 2000 

Data: 18/01/2001

Estádio: Maracanã (RJ)

Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)

Auxiliares:  José Carlos da Silva Oliveira (RS) e Mílton Otaviano dos Santos (RN).

Público: 60.000 espectadores.
Renda: Não houve cobrança de ingresso.

Cartões Amarelos: Euller 42? do 1º, Juninho Pernambucano 44? do 1º e Romário 14? do 2º (Vasco); Serginho 42? do 1º, César 43? do 1º, Gilmar 27? do 2º e Claudecir 30? do 2º (São Caetano).

Gols: Juninho Pernambucano  28? do 1º – Vasco 1 a 0.
Adãozinho 36? do 1º – Vasco 1 a 1.
Jorginho Paulista  39? do 1º – Vasco 2 a 1.
Romário  7? do 2º – Vasco 3 a 1.VASCO: Hélton; Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa, Jorginho (Henrique 18? do 2º), Juninho Pernambucano (Paulo Miranda, intervalo) e Juninho Paulista (Pedrinho 42? do 2º); Euller e Romário. Técnico: Joel Santana.

SÃO CAETANO: Silvio Luiz; Japinha (Gilmar 21? do 2º), Daniel, Serginho e César; Claudecir, Adãozinho, Esquerdinha (Zinho 14? do 2º) e Aílton (Leto 33? do 2º); Wagner e Adhemar. Técnico: Jair Picerni.

Que tal , comprar camisa do Vasco da Gama anos 2000 ? Confira nossa Loja do Capita.

Tite diz que pretende usar Pedro em amistoso da Seleção

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Loja do Capita
Eleita a Melhor Loja de 2023

Cansado de Pagar mais de R$450 em uma Camisa de Futebol? Confira as melhores opções e enorme variedade de Camisas e Produtos de Futebol pagando pouco.